A psicanálise é um método de tratamento do sofrimento psíquico inventado por Sigmund Freud no final do século 19. Freud, na ocasião de sua invenção, se deparou com um cenário em que o sofrimento humano e os transtornos mentais eram ainda subjugados a um trato desumano, com práticas preconceituosas, moralistas e que, em sua maioria, visavam o afastamento do sujeito de seu seio familiar e social.
Freud revolucionou a forma como o sofrimento humano e os transtornos mentais eram concebidos levando para o seu contexto a proposta de um tratamento individualizado e singular. A partir de sua experiência clínica, Freud observou e descreveu os fenômenos psíquicos, encontrando nas manifestações inconscientes e associações livres dos seus pacientes a chave para a solução dos sofrimentos dos pacientes que o buscavam.
O método psicanalítico é desenvolvido a partir da descoberta que Freud faz do inconsciente e de sua lógica. A partir de Freud, a subjetividade humana passa a ser compreendida em sua dimensão consciente e inconsciente. Para ele, os conflitos psíquicos inconscientes estão na base dos transtornos e sofrimento humanos e através do dispositivo psicanalítico, com a técnica da associação livre de ideias, podemos acessar e tratar esses conflitos.
Comentários