top of page

Por que iniciar um tratamento com a psicanálise?

WhatsApp Image 2022-06-15 at 17.16.07.jpeg

Muitas são as razões pelas quais se inicia uma análise. Um momento depressivo, um excesso de ansiedade, uma paralisia na vida onde não se consegue dar andamento a projetos pessoais… nem sempre está explícito para o sujeito que busca uma análise as razões que o levam ali. 
Na maioria das vezes, aliás, o que o leva a um tratamento é o surgimento de um sintoma. O sintoma é aquilo que incomoda, que faz sofrer e que atrapalha a vida de maneira significativa. O paciente, quando busca seu tratamento vai na direção de se curar, de se livrar de seu sintoma, afinal, quer recuperar sua potência de vida. 
Quando eu disse que nem sempre está explícito ao paciente as razões de seu tratamento é porque ele se volta inteiramente para seu sintoma, sem se dar conta de que, na realidade, seu sintoma é um sinal, é uma consequência de um processo de adoecimento mais complexo e mais amplo que vai exigir do paciente um trabalho, um trabalho de análise. Na análise, o sujeito pode se haver com seu sintoma, em um processo de decifração, cujo objetivo é levá-lo a encontrar modos de lidar com seu sintoma, extraindo deste um saber. 
Quanto a livrar-se de seu sintoma, faço valer aqui as palavras de Clarice Lispector que, mesmo sem ser uma psicanalista, soube tão bem metaforizar algo a respeito da existência humana: “Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro”. 

porqueiniciar

Quanto tempo dura o tratamento?

O tratamento psicológico tem tempo variado que é relativo à individualidade de cada caso. Ademais, o Conselho Federal de Psicologia desaconselha a previsão taxativa de resultados.

Em 1913, em seu texto "Sobre o início do tratamento" Freud escreve algumas recomendações relativas ao processo de análise. Um dos pontos tratados nesse texto é a questão da duração do tratamento. Deixo aqui as palavras de Freud quanto à questão proposta: "Responde-se como o Esopo na fábula respondeu ao andarilho, que pergunta pelo comprimento do caminho, com a seguinte conclamação: 'Anda!', e explica a informação com a justificativa de que primeiro se precisa conhecer o passo do andarilho, para depois poder calcular a duração de sua caminhada [...] mas a comparação não é boa, pois o neurótico facilmente pode mudar a sua velocidade [...] A questão em torno da provável duração do tratamento, na verdade, praticamente não pode ser respondida".

Image by Andrik Langfield
Segurando dinheiro

Qual é o valor da sessão?

O valor das sessões é comunicado ao paciente através do contato via WhatsApp. Por razões éticas, o Conselho Federal de Psicologia desaconselha a publicação de valores nos meios de comunicação e publicidade.

quanto tempo
quanto custa

Aceita plano de saúde?

Não. Para realizar atendimentos com a qualidade e a disponibilidade que considero adequadas, só trabalho de forma particular.

consultório.jpg
IMG_3907.jpg

Qual a duração da sessão?

As sessões tem tempos variados, costumo falar em uma média de 45 minutos a 1h de sessão para que o paciente possa se organizar em torno do horário combinado.  

Aceita plano de saude
qual a duração

Qual a frequência das sessões?

Para realizar um tratamento com qualidade a frequência das sessões deve ser de no mínimo uma vez por semana. Não trabalho com atendimentos quinzenais e nem mensais.

IMG_4966.jpg
IMG_4958.jpg

Como agendar uma sessão?

Entre em contato conosco pelo WhatsApp (27) 99669 5558, informe seu nome e solicite o agendamento da sessão. Por esse mesmo telefone é possível esclarecer maiores dúvidas.

frequencia das sessoes
como agendar
um pouco sobre mim (1).png
Ficou com dúvidas? Entre em contato comigo.

(27) 99669-5558
bottom of page