top of page
  • Foto do escritormarianameireles

A Saúde Mental da gestante e da puérpera precisa de atenção!

Os estudos científicos mostram que a gestação e o puerpério são fatores de risco para o desenvolvimento de transtornos mentais nas mulheres.


Isso porque tanto na gestação quanto no puerpério as mulheres passam por inúmeras rupturas em relação a sua identidade e ao seu papel social, além de todas as alterações bioquímicas de seu organismo.


Uma pesquisa longitudinal abrangendo 300 gestantes de São Paulo demonstrou que 26,6% das entrevistadas apresentaram alterações compatíveis com provável diagnóstico de transtorno mental (depressão ou ansiedade) e esses diagnósticos estão  associados a alterações na percepção dos comportamentos dos seus bebês recém-nascidos. 


Isso significa que um transtorno mental na gestação e/ou puerpério pode inclusive influenciar na relação mãe-bebê.


Estima-se que:


• de 50% a 80% das gestantes vivenciarão o Baby Blues


• de 10% a 15% terão Depressão Pós-Parto


• e em torno de 0,2% será acometidas pela Psicose Puerperal


Esses dados nos mostram a importância de olharmos para a saúde mental das gestantes com bastante atenção e critério.


Embora as pesquisas mostrem dados alarmantes em relação aos transtornos mentais no ciclo gravídico-puerperal, o que vemos é uma negligência em relação a saúde mental das mulheres nesse período tão crítico. 


Seja por falta de informação das gestantes ou ainda por dificuldades dos profissionais de saúde de fazerem o diagnóstico correto.


Por isso, hoje já se fala em PRÉ-NATAL PSICOLÓGICO como um dos fatores de proteção à saúde mental das gestantes.


você já ouviu falar?


A Psicologia Perinatal é um campo de conhecimento da Psicologia acerca do ciclo gravídico-puerperal. Esses conhecimentos fornecem ao profissional a capacitação para acolher e tratar os sofrimentos que surgem nesse período tão importante na vida de uma mulher.


Por isso, caso você esteja passando por algo desse tipo, busque ajuda profissional!

Comments


bottom of page